nova esterilizacao3nova esterilizacao1nova esterilizacao2

A remodelação do Serviço de Esterilização do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) deu lugar à criação de uma Central de Esterilização. A nova Central iniciou funções dia 7 de novembro e irá ter um período normal de funcionamento das 8h00 às 23h00 nos dias úteis e das 8h00 e as 16h00 aos sábados.

Construído com base na melhoria da prestação de cuidados, este novo espaço físico garante a existência de um ambiente controlado, de equipamentos e circuitos adequados ao cumprimento das normas sobre reprocessamento e descontaminação de dispositivos médicos, do controlo da infeção hospitalar, incluindo um novo equipamento que permite esterilizar a baixa temperatura.

O número de profissionais foi também ajustado para dar cumprimento às novas práticas.

O Serviço de Esterilização existia no CHBM há 30 anos, data da construção do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, o que refletiu a necessidade de remodelação e de adoção de melhorias que garantam a existência de um serviço que esteja de acordo com as atuais normas vigentes de estrutura, circuitos e equipamentos que garantam um efetivo reprocessamento.

Este projeto só foi possível com o empenho dos profissionais envolvidos, não podendo esquecer o apoio do Centro Hospitalar de Setúbal, que garantiu o reprocessamento dos equipamentos no período de obras.