O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), que prevê fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos, recorrendo a boas práticas de eficiência energética.

Este Programa tem como objetivos específicos apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono; promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos; e proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos.

Com o lema “Juntos por um Hospital sustentável”, o CHBM propõe-se reconverter os seus sistemas energéticos, de forma a obter poupanças significativas em termos de consumo de energia, através da colocação de painéis fotovoltaicos e painéis solares térmicos; substituição das unidades de tratamento de ar; isolamento de coberturas; substituição das caldeiras; substituição das atuais luminárias interiores por iluminação do tipo LED; entre outras medidas.

Em termos financeiros a presente candidatura representa um montante elegível de 5,2 milhões de euros.