Responsável e coordenador médico: Dr. Pedro Gameiro
Enfermeira Gestora: Enf.ª Luísa Luz

Atividade desenvolvida
A Unidade de Hospitalização Domiciliária da Área Cirúrgica (UHDAC) é composta por uma equipa multidisciplinar: médicos (7), enfermeiros (4), farmacêutica (1), assistente social (1), nutricionista (1) e administradora hospitalar (1), garantindo o atendimento contínuo 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Presta cuidados de nível hospitalar no domicílio, definindo um plano individual para cada doente, em articulação com a equipa clínica hospitalar que acompanhou o doente até ao momento da hospitalização domiciliária.

Articula com os diversos serviços do CHBM, garantindo o acesso a exames e tratamentos necessários para o doente; e com os demais prestadores de cuidados de saúde, assegurando uma transição progressiva para os cuidados de saúde primários ou para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

O internamento em hospitalização domiciliaria é voluntário e tem como principal objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida do doente, assegurando a prestação de cuidados com diferenciação e intensidade de nível hospitalar.

A UHDAC destina-se a doentes da área cirúrgica, que tenham uma situação clínica transitória e estável nas respetivas patologias como, por exemplo, pé diabético, trombose venosa profunda ou diverticulite, entre outras, e que tenham a residência a 30 minutos de deslocação do CHBM.

Os doentes podem ser referenciados na sequência de um episódio de internamento hospitalar, admissão através do serviço de urgência, do hospital de dia ou da consulta externa.

Telemóvel: 917770306/ 5087