Unidade de Senologia

senologia1senologia2senologia consulta enf

Responsável:
Dra. Lurdes Ramalho

Atividade desenvolvida

A Unidade de Senologia dedica-se ao diagnóstico e tratamento cirúrgico da doença mamária, com especial enfoque no Cancro da Mama, desenvolvendo a sua atividade através das seguintes áreas:

Consulta Externa: A Consulta de Senologia abrange a patologia benigna e maligna da mama, em ambos os sexos. São reservadas vagas em cada sessão para consultas de primeira vez, com o objetivo de responder rapidamente aos pedidos internos e externos. Existe um protocolo de atuação com o ACES Arco Ribeirinho que prevê, para além do encaminhamento através do programa informático ALERT, o contacto telefónico direto do Médico Assistente para a Unidade de Senologia, permitindo maior brevidade no agendamento da consulta.

Hospital de Dia: Funciona nos dias úteis entre as 8h30 e as 16h00, no gabinete 19 do edifício da Consulta Externa. Garante continuidade de cuidados pré e pós operatórios, promove a prevenção, deteção precoce e resolução atempada de alterações físicas, funcionais e psicológicas associadas quer à doença quer ao tratamento.

Internamento: Situa-se no Piso 5 com prestação de cuidados, em fases pré-operatória e pós-operatória, adequados à patologia mamária e de acordo com os protocolos estabelecidos pela Unidade de Senologia.

Atividade cirúrgica: Abrange toda a cirurgia mamária, incluindo biopsia do gânglio sentinela e cirurgia oncoplástica mamária.

Reuniões multidisciplinares / Consulta de decisão terapêutica em Senologia: Realiza-se semanalmente para a discussão e orientação dos casos clínicos, sendo as decisões aprovadas por consenso e baseadas em protocolo interno, apoiadas em guidelines internacionais atualizadas.

Qualidade 
A Unidade de Senologia foi reconhecida em 2018 como Centro de Referência pela Breast Centres Network, sendo o 9º centro do país a obter este reconhecimento.

Contactos
Telefone: 212147140
Endereço eletrónico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.