Senologia

Responsável: Dra. Lurdes Ramalho
Enfermeira com funções de gestão: Enf.ª Milene Silvestre

Atividade desenvolvida
A Unidade de Senologia dedica-se ao diagnóstico e tratamento cirúrgico da doença mamária, com especial enfoque no Cancro da Mama, desenvolvendo a sua atividade através das seguintes áreas:

Consulta Externa: A Consulta de Senologia abrange a patologia benigna e maligna da mama, em ambos os sexos. São reservadas vagas em cada sessão para consultas de primeira vez, com o objetivo de responder rapidamente aos pedidos internos e externos. Existe um protocolo de atuação com o ACES Arco Ribeirinho que prevê, para além do encaminhamento através do programa informático RSE-SIGA, o contacto telefónico direto do Médico Assistente para a Unidade de Senologia ou o encaminhamento por email, permitindo uma maior brevidade no agendamento da consulta.

A Unidade de Senologia recebe, desde fevereiro de 2021, as doentes de cancro de mama rastreadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, nos quatro concelhos abrangidos pelo CHBM (Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo), assegurando todo o estadiamento e tratamento.

A consulta é assegurada, habitualmente, nos Gabinetes 28 e 32 do edifício da Consulta Externa.

Hospital de Dia: Garante continuidade de cuidados pré e pós operatórios, promove a prevenção, deteção precoce e resolução atempada de alterações físicas, funcionais e psicológicas associadas quer à doença quer ao tratamento, diminuição do tempo de internamento, prevenção da readmissão hospitalar e promoção da adesão ao tratamento.

Internamento: Situa-se no Piso 4 com prestação de cuidados, em fases pré e pós-operatória, adequados à patologia mamária e de acordo com os protocolos estabelecidos pela Unidade de Senologia. Aquando da alta clínica, é assegurada a transição para seguimento em Hospital de Dia, através da realização de ensinos de autocuidados (administração de profilaxia tromboembólica, manuseamento das drenagens mamárias e axilares, cuidado dos pensos, exercícios posturais e de mobilização do membro superior).

Funciona nos dias úteis entre as 8h30 e as 16h00, no gabinete 29 do edifício da Consulta Externa.

Atividade cirúrgica: Abrange toda a cirurgia mamária, incluindo biópsia do gânglio sentinela e cirurgia oncoplástica, reconstrução com expansor/prótese (imediata ou diferida), utilização de matriz acelular em reconstrução imediata com prótese e cirurgia de simetrização (imediata ou diferida).

Reuniões multidisciplinares / Consulta de decisão terapêutica em Senologia: Realiza-se, semanalmente, para a discussão e orientação dos casos clínicos, sendo as decisões aprovadas por consenso e baseadas em protocolos internos, apoiadas em guidelines internacionais atualizadas.

Qualidade
A Unidade de Senologia é reconhecida, desde dezembro de 2018, como Centro de Referência pela Breast Centres Network, sendo o 9º centro do país a obter este reconhecimento.

Telefones
Secretariado: 212147140