Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos

UDCP v2

Equipa

Centro Hospitalar Barreiro Montijo
Dr. Jorge Espírito Santo (coordenador)
Dra. Guida da Ponte
Dra. Teresa Neves (Psicóloga)
Dra. Paulina Santos (Assistente Social)
Enf. Paula Machado
Dr. Tiago Soares (Administrador Hospitalar)
Esperança Mestre (Assistente Técnica)

ACES Arco Ribeirinho
Dra. Raquel Bettencourt
Dra. Ana Teles
Enf. Ana Maia
Enf. Isabel Espírito Santo
Enf. Ana Cristina Baptista
Enf. José Carlos Bernardes
Enf. Lurdes Cardoso
Enf. Nélia Oliveira
Enf. Sandra Nogueira
Enf. Sónia Oliveira

Atividade desenvolvida
A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP)  é um projeto iniciado em março de 2015 denominada por ACOMPANHAR, financiada no âmbito do Programa “Inovar Saude” da Fundação Calouste Gulbenkian. Findo este programa em 2017, foi a UDCP renomeada, em março de 2018, por HUMANIZAR e integrada com o ACES Arco Ribeirinho no âmbito do atual Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utente no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Este projeto tem por finalidade a prestação de cuidados paliativos na comunidade, de forma a garantir aos doentes com necessidades paliativas a permanência no seu ambiente comunitário e familiar, promovendo o conforto, a dignidade e a HUMANIZAÇÃO dos cuidados.

A equipa multiprofissional é composta por elementos dos cuidados de saúde primários (ACES Arco Ribeirinho) e dos cuidados hospitalares (Centro Hospitalar Barreiro Montijo).
Pretende-se uma ligação estreita com as unidades de Cuidados Paliativos, as Unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), as famílias, os cuidadores e outras estruturas da comunidade, apoiando-os sempre que necessário, através de atividades de consultadoria, supervisão técnica e prestação direta.

O projeto contempla ainda o acompanhamento do percurso do doente paliativo na sua circulação pelos diferentes níveis de cuidados, e a equipa propõe-se também colaborar na formação dos diferentes profissionais envolvidos.

Contactos
A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos funciona das 8h00 e às 16h00, nos dias úteis, através de:
- Atendimento telefónico 967875461 (linha de apoio);
- Correio eletrónico: Geral - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Referenciação - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Atendimento presencial: gabinete situado no piso 3, ala Sul, do CHBM (mediante marcação prévia)