Nutrição e Alimentação

nutricao equipaCoordenadora: Dra. Jerónima Correia

Atividade desenvolvida
O Serviço de Nutrição e Alimentação desenvolve a sua atividade nas áreas de nutrição clínica, gestão e alimentação hospitalar, investigação e assessoria científica. Na vertente clínica as suas atividades são desenvolvidas em articulação com os Diretores dos Serviços Clínicos e na gestão e alimentação institucional sob a supervisão do responsável pelo Serviço de Gestão Hoteleira.

Na área da alimentação hospitalar:
- Monitorizar o cumprimento do caderno de encargos, estabelecido com a empresa de restauração coletiva concessionada, através de controlos periódicos e avaliação do grau de satisfação dos clientes internos e externos em relação à alimentação fornecida;
- Supervisionar a preparação, coinfecção e distribuição das refeições de forma a garantir a sua adequação nutricional e terapêutica;
- Emitir quando solicitado, pareceres e normas técnicas no âmbito das atividades desenvolvidas.
Na área da nutrição clínica:
- Garantir o apoio nutricional a utentes adultos e pediátricos em internamento e ambulatório;
- Analisar e otimizar as prescrições de nutrição artificial;
- Integração ativa nas equipas multidisciplinares de cuidados (visitas médicas; grupos de trabalho; comissões etc.), com vista a elaboração de protocolos que possibilitem a sistematização das atividades inerentes.

Telefone: 212147300, extensão 2255