A missão do Gabinete do Cidadão do CHBM é dar a palavra ao utente, permitindo exercer os seus direitos perante a organização hospitalar.
O CHBM tem implementado um sistema de tratamento das exposições (reclamações, elogios e/ou sugestões) que facilita a recolha e tratamento das mesmas, reduz o tempo de resposta ao cidadão e melhora a prestação de cuidados e organização de serviços.
Os cidadãos podem fazer as suas exposições (reclamações, elogios e/ou sugestões) através de:
- Atendimento personalizado: Gabinete do Cidadão, localizado no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, nos dias úteis das 9h00 às12h30 e das 14h00 às 17h00
- Livro de Reclamações (ver cartaz)
- Por email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Via postal: Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE, Gabinete do Cidadão, Av. Movimento das Forças Armadas, 2834-003 Barreiro
- Livro de Elogios (ver cartaz): Gabinete do Cidadão no Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro, nos dias úteis das 9h00 às12h30 e das 14h00 às 17h00, e Serviço de Gestão de Doentes no Hospital do Montijo, nos dias úteis das 8h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
- Caixas de Sugestões
Dados que devem constar na exposição (reclamação, elogio e/ou sugestão), independentemente do meio utilizado:
- Nome do exponente
- Nome do utente (sempre que a exposição seja realizada por alguém que não o utente)
- Morada ou email
- Telefone /telemóvel
- No conteúdo do texto: data e hora do ocorrido; serviço ou serviços onde os factos ocorreram; grupo de profissionais envolvidos; resumo dos factos ocorridos
O CHBM trata exclusivamente as exposições (reclamações, elogios e/ou sugestões) recebidas através dos meios acima identificados e/ou enviadas pelas Instituições Públicas. Qualquer exposição recebida através de outro meio ou plataforma não será alvo de tratamento.
Nos termos do Decreto-Lei nº 126/2014, de 22 de agosto, as exposições (reclamações, elogios e/ou sugestões) recebidas e tratadas pelo Gabinete do Cidadão são remetidas obrigatoriamente à Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
Qualquer dúvida poderá contactar com o Gabinete do Cidadão, através do número de telefone: 210 487 003.