O Gabinete do Cidadão é um serviço criado no âmbito do Despacho Ministerial nº 26/86, de 24 de julho, e constitui um elemento primordial na aplicação de normas constitucionais que conferem a todo o cidadão o direito de tomar parte na decisão dos assuntos públicos do país, através de reclamações ou sugestões para defesa dos seus direitos.

A missão do Gabinete do Cidadão do CHBM é dar a palavra ao utente, permitindo exercer os seus direitos perante a organização hospitalar.

O CHBM tem implementado um sistema de tratamento das exposições (reclamações, elogios e/ou sugestões) que facilita a recolha e tratamento das mesmas, reduz o tempo de resposta ao cidadão e melhora a prestação de cuidados e organização de serviços.

Os cidadãos podem fazer as suas exposições (reclamações, elogios e/ou sugestões) através de:
  • Atendimento personalizado:  Gabinete do Cidadão, localizado no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, nos dias úteis das 9h00 às12h30 e das 14h00 às 17h00
  • Livro de Reclamações (ver cartaz)
  • Por email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Via postal: Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE, Gabinete do Cidadão, Av. Movimento das Forças Armadas, 2834-003 Barreiro
  • Livro de Elogios (ver cartaz): Gabinete do Cidadão no Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro, nos dias úteis das 9h00 às12h30 e das 14h00 às 17h00, e Serviço de Gestão de Doentes no Hospital do Montijo, nos dias úteis das 8h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
  • Caixas de Sugestões


Dados que devem constar na exposição (reclamação, elogio e/ou sugestão), independentemente do meio utilizado:

  • Nome do exponente
  • Nome do utente (sempre que a exposição seja realizada por alguém que não o utente)
  • Morada ou email
  • Telefone /telemóvel
  • No conteúdo do texto: data e hora do ocorrido; serviço ou serviços onde os factos ocorreram; grupo de profissionais envolvidos; resumo dos factos ocorridos


O CHBM trata exclusivamente as exposições (reclamações, elogios e/ou sugestões) recebidas através dos meios acima identificados e/ou enviadas pelas Instituições Públicas. Qualquer exposição recebida através de outro meio ou plataforma não será alvo de tratamento.

Nos termos do Decreto-Lei nº 126/2014, de 22 de agosto, as exposições (reclamações, elogios e/ou sugestões) recebidas e tratadas pelo Gabinete do Cidadão são remetidas obrigatoriamente à Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Qualquer dúvida poderá contactar com o Gabinete do Cidadão, através do número de telefone: 210 487 003.