obst 1obst 2obst 3obst 4

Hospital Amigo dos Bebés

O Centro Hospitalar foi reconhecido, em setembro de 2012, como Hospital Amigo dos Bebé, sendo recertificado em 2019, pelo cumprimento das medidas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade
Disponibilizamos um Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade, que é realizado por Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica e Saúde Mental e Psiquiátrica, cujo objetivo é ajudar e apoiar os casais a vivenciar de forma positiva e segura a experiência da gravidez, nascimento e transição para a parentalidade.
Destinatários: Grávida e Pessoa Significativa
Critérios de admissão:
- Grávidas inscritas nas Unidades de Saúde do ACES Arco Ribeirinho;
- Grávidas que efetuem a vigilância pré-natal na consulta de Saúde Materna e Obstétrica do CHBM;
- Todas as grávidas que pretendam ter o seu bebé no CHBM.
Inscrições: A pré-inscrição deve ser feita entre as 24 e as 26 semanas de gestação. A inscrição poderá ser realizada presencialmente no secretariado do Bloco de Partos, entre as 9h00 e as 12h00, ou pelo telefone 212147359 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Os dados necessários são: nome completo; data de nascimento; data provável do parto; telefone; e-mail; número de utente de saúde; local onde é vigiada a gravidez e Centro de Saúde a que pertence. Posteriormente, será contactada telefonicamente por um enfermeiro do CHBM, confirmando a sua inscrição no Curso, data de início e como funcionam as sessões.
Horário e duração: As sessões decorrem duas vezes por semana (2ª feira e 5ª feira), entre as 17h00 e as 18h30, num total de 8 sessões.

Sessões temáticas “Empoderamento da grávida/casal”
São sessões semanais online realizadas por Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica, onde são abordados vários temas sobre a gravidez, parto, pós-parto e cuidados ao recém-nascido. Ver cartaz

Projeto “Maternidade com qualidade” (Bloco de Partos)
O Bloco de Partos é composto por sete quartos individuais, onde se desenvolve todo o trabalho de parto e parto, privilegiando a vigilância e a promoção do bem-estar materno-fetal. Dispõe ainda de duas salas de bloco operatório. A grávida pode, se o desejar, ter a pessoa significativa presente durante o trabalho de parto e parto. O recém-nascido é cuidado junto da mãe, promovendo a vinculação entre os dois e incentivando o contato pele-a-pele e a amamentação precoce.
A grávida tem ao seu dispôr, durante a evolução do trabalho de parto, diferentes medidas não farmacológicas de alívio da dor, como a cromoterapia, musicoterapia, duche relaxante, massagem/ginástica respiratória, massagem Shiatsu, bola de Pilates e deambulação. Poderá usufruir de analgesia epidural e optar por diferentes posições no trabalho de parto e parto. Durante o trabalho de parto é incentivada, sempre que possível, a ingestão de líquidos e/ou gelatinas.
Valoriza-se as necessidades individuais de cada mulher/casal através da operacionalização do planos de partos, onde constam as escolhas do casal face ao nascimento e adaptação à parentalidade. O plano de partos é entregue nas consultas de vigilância pré-natal do CHBM e Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade. Ver impresso
No atual contexto de pandemia, foi construído um módulo contíguo ao Bloco de Partos para atendimento e internamento de grávidas Covid-19 positivas. Este módulo é constituído por dois quartos devidamente equipados e duas casas de banho.

Pulseira de segurança antirrapto
Dispomos de pulseiras de sistema antirrapto para proteção dos recém-nascidos, a qual é colocada no Bloco de Partos, logo após o nascimento, junto dos pais, sendo retirada unicamente após a alta do RN.

Cantinho de Amamentação
No Serviço de Obstetrícia funciona o Cantinho de Amamentação, onde profissionais devidamente habilitados proporcionam às mães esclarecimentos e apoio a dúvidas que tenham sobre aleitamento materno e outras questões relacionadas ao puerpérios e cuidados ao recém-nascido. As funcionárias do CHBM que amamentam podem usufruir deste espaço para amamentar e/ou efetuar extração de leite materno para os seus filhos.

Rastreios
Rastreio Auditivo Neonatal Universal: Todos os recém-nascidos efetuam o rastreio auditivo nas primeiras 48h00 de vida, procurando detetar precocemente sinais de surdez.
Rastreio do olho vermelho no recém-nascido: Todos os bebés são rastreados antes da alta, com o objetivo de detetar alterações oculares.
Rastreio de cardiopatias congénitas críticas por oximetria de pulso: Todos os recém-nascidos são rastreados após as primeiras 24h00 de vida, com o objetivo de detetar precocemente malformações cardíacas.

Projeto Nascer Cidadão - Registo dos bebés e Cartão do Cidadão
Os pais podem fazer o registo do bebé num espaço contíguo ao Serviço de Obstetrícia, durante o internamento. Ver cartaz

Linha de Apoio à Puérpera – 21 214 73 68
Destinada a todas as puérperas após a alta e até 6 semanas após o parto. Esta linha funciona 24 horas por dia, tendo como objetivo esclarecer dúvidas e questões relativas ao puerpério e cuidados ao recém-nascido. O atendimento é realizado por enfermeiros do Serviço de Obstetrícia.

Contactos
Obstetrícia (Piso 5)
Telefone: 212147303
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Bloco de Partos (Piso 1)
Telefone: 212147359
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
.