maternidade2maternidade3maternidade4maternidade5

Hospital Amigo dos Bebés

O Hospital de Nossa Senhora do Rosário foi reconhecido, em setembro de 2012, como Hospital Amigo dos Bebés por cumprir as dez medidas para um aleitamento materno de sucesso, definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O CHBM viu a sua certificação renovada em julho de 2016.

Curso de Preparação para o Nascimento e Recuperação Pós-Parto

Disponibilizamos Curso de Preparação para o Nascimento e Recuperação Pós-parto, que é ministrado por uma equipa multidisciplinar (Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica e Nutricionista).
A pré-inscrição deve ser feita entre as 24 e as 26 semanas de gestação no secretariado do Bloco de Partos, através do telefone 21 214 73 59 ou presencialmente entre as 9h00 e as 12h00.
A admissão das grávidas ao Curso de Preparação para o Nascimento obedece a critérios definidos pela Instituição e também da efetivação de consulta de enfermagem, da qual decorre a vinculação das grávidas admitidas em cada curso.

Projeto “Maternidade com qualidade” (Bloco de Partos)

Com 7 quartos individuais, onde se desenvolve todo o trabalho de parto, privilegiando a vigilância e a promoção do bem-estar materno-fetal através da monitorização cardiotocográfica.
A parturiente pode, se o desejar, ter uma pessoa significativa ao seu lado durante o trabalho de parto e parto. O recém-nascido é cuidado junto da mãe, promovendo o vínculo da maternidade/paternidade e incentivando o aleitamento materno.
Este projeto prevê a ingestão de líquidos durante o internamento, medidas não farmacológicas de alívio da dor (musicoterapia, hidroterapia, massagem e bola de Pilates), analgesia epidural, posições não supinas no trabalho de parto/parto, episiotomia, amamentação e contacto pele-a-pele na primeira hora de vida.

Pulseira de segurança antirrapto

Dispomos de pulseiras de sistema antirrapto para proteção dos recém-nascidos, a qual é colocada logo após o nascimento, junto dos pais, no Bloco de Partos, sendo retirado após a alta do RN.

Cantinho de Amamentação

No Serviço de Obstetrícia funciona o Cantinho de Amamentação, onde profissionais devidamente habilitados proporcionam às mães lactantes esclarecimentos e apoio a dúvidas que tenham durante o processo de amamentação. As trabalhadoras do CHBM que amamentam podem, também, usufruir deste espaço para amamentar e/ou efetuar extração de leite materno para os seus filhos.
Existe um Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno, que proporciona decorre todas as segundas-feiras da segunda semana do mês, no auditório do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, pelas 14h00, um encontro de mãe para mãe, com partilha de conhecimento, dúvidas e experiências.

Rastreios

Rastreio Auditivo Neonatal Universal: Com o objetivo de detetar precocemente sinais de surdez, nas primeiras 48 horas de vida, todos os recém-nascidos efetuam o rastreio auditivo.
Rastreio do olho vermelho no recém-nascido: com o objetivo de detetar alterações oculares, todos os bebés são rastreados após as primeiras 24h00 de vida e antes da alta, em caso de rastreio positivo o recém-nascido será observado pela Oftalmologia.
Rastreio de cardiopatias congénitas críticas por oximetria de pulso: Com o objetivo de detetar este tipo de malformações,todos os recém-nascidos são rastreados entre as 48 horas e as 72 horas de vida. Perante qualquer alteração detetada, o bebé será avaliado pela Cardiologia.

Projeto Nascer Cidadão - Registo dos bebés e cartão do cidadão

Antes de saírem da Maternidade, os pais podem fazer o registo da criança num espaço contíguo ao Serviço de Obstetrícia, que funciona de 2ª feira a sábado, entre as 13h00 e as 17h00. É, ainda, possível fazer o cartão do cidadão.

Linha de Apoio à Puérpera – 21 214 73 68

Destinada a todas as puérperas após a alta e até 6 semanas após o parto, funcionando 24 horas or dia, as utentes podem contactar a equipa de enfermagem, no sentido de esclarecer dúvidas e minorar alguma ansiedade inerente a este.

Contactos (Obstetrícia - piso 5 | Bloco de Partos - piso 1)
Telefone: 212147303 (Obstetrícia) / 212147359 (Bloco de Partos)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Obstetrícia) / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Bloco de Partos)


.