Decorreu, no passado dia 23 de Março, uma acção de sensibilização e divulgação das normas e do processo da Acreditação pela Joint Comission International (JCI).

Organizada pela Unidade de Missão, a reunião foi liderada por dois consultores do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), Dra. Manuela Santos e Enf. Heleno Costa Júnior e contou com a presença de muitos profissionais do HNSR, SA.

A Acreditação visa introduzir uma metodologia, os seus conceitos e princípios, consagrados num Manual de Normas, que contempla um conjunto de processos capazes de dotar a instituição de ferramentas e instrumentos que possibilitam promover a melhoria de desempenho dos seus Serviços.

Dada a sua complexidade, o processo de Acreditação passará pelas seguintes etapas:

1. Apresentação da metodologia e do Manual Internacional de Normas de Acreditação;
  2. Sensibilização das lideranças do hospital;
  3. Constituição do Grupo Facilitador;
  4. Elaboração e desenvolvimento do programa de educação do hospital;
  5. Auto-avaliação;
  6. Preparação do hospital para avaliação;
  7. Estabelecimento da agenda para a avaliação;
  8. Avaliação diagnóstica;
  9. Discussão do relatório e recomendações;
  10. Elaboração do plano de acção para a procura das conformidades com as normas;
  11. Implementação das acções correctivas;
  12. Avaliação simulada;
  13. Continuidade das acções correctivas (se necessário);
  14. Avaliação para acreditação.
O desenvolvimento do projecto será da responsabilidade de um Grupo Facilitador, composto por profissionais de diferentes categorias, que ficará responsável por toda a coordenação das actividades do projecto e funcionará sob a orientação de um consultor da JCI/CBA.

Tendo em conta que a Acreditação tem por base um Manual composto por 11 funções, o Conselho de Administração do HNSR, SA nomeou, entretanto, os coordenadores que ficarão responsáveis por cada um desses capítulos.

Funções viradas para o doente:
1.Acesso e continuidade dos cuidados
2.Direitos do Doente e da Família
3.Avaliação do Doente
4.Cuidados ao Doente
5.Educação do Doente e da Família

Funções viradas para a Organização:
6.Melhoria da Qualidade e Segurança do Doente
7.Prevenção e Controle da Infecção