radio 2acelerador 1radio 2acelerador 2radio 2acelerador 3

Os doentes acompanhados pelo Serviço de Radioterapia da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) contam, desde ontem, com um novo acelerador linear, adquirido ao abrigo do Programa de Substituição de Equipamentos Médicos Pesados e Modernização e Inovação Tecnológica nos Estabelecimentos Hospitalares, previsto na Lei de Orçamento de Estado de 2021, num investimento de 2,1 milhões de euros.

O Serviço de Radioterapia da ULSAR tem vindo a implementar novas técnicas, tendo regularmente em funcionamento 2 aceleradores lineares. Este novo equipamento substitui o acelerador linear instalado em 2010, permitindo manter as funcionalidades de controlo respiratório, já instaladas no equipamento anterior, e aumentar a precisão dos tratamentos através da utilização de uma mesa de tratamento 6D.

Recorde-se que em outubro de 2021, ao abrigo do programa Lisboa2020, substituiu-se o primeiro acelerador, instalado em 2005, o que permitiu acompanhar o desenvolvimento de novas técnicas de tratamento com a melhoria da eficácia e qualidade dos cuidados prestados ao doente oncológico. Atualmente, são realizados tratamentos de radioterapia externa com técnicas 3DConformacional, de IMRT/ VMAT (intensidade modulada) e de SBRT (Radioterapia Estereotáxica).

O Serviço de Radioterapia iniciou a sua atividade em maio de 2005 para dar resposta às necessidades de tratamentos dos doentes do foro oncológico, da área da Península de Setúbal, com indicação para radioterapia. Atualmente é um dos hospitais integrados na Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e Referenciação de Radioterapia da Região de Lisboa e Vale do Tejo, respondendo à prestação de cuidados de saúde de radioterapia aos utentes da Península de Setúbal (Unidade Local de Saúde Arco Ribeirinho, Unidade Local de Saúde da Arrábida, Unidade Local de Saúde Almada Seixal) e ainda à população servida pelo Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo, correspondendo a uma cobertura assistencial de mais de 1 milhão de habitantes.

Ao longo do último ano, dados ainda provisórios, o serviço realizou 6.612 consultas e 18.334 tratamentos (14.486 tratamentos complexos e 3.848 tratamentos simples). Durante a substituição do acelerador linear, entre 1 de abril a 31 de dezembro de 2023, o horário de funcionamento foi prolongado por um período de 2 horas. Com o esforço e empenho dos profissionais do serviço, foi assim possível assegurar internamente o tratamento a um maior número de doentes, que resultou no incremento de 1.285 tratamentos.