O Conselho de Administração da ULSAR foi nomeado a 29 de janeiro, dando continuidade aos cinco elementos que integravam o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo e procedendo à designação de uma nova Diretora Clínica para a Área dos Cuidados de Saúde Primários.

Assim, mantém-se em exercício de funções, Maria Teresa Fernandes de Jesus de Sousa Carneiro, no cargo de Presidente do Conselho de Administração, Ana Teresa Nobre Duque Monteiro Leite Marques Xavier, no cargo de Diretora Clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, Miguel Ângelo Madeira Rodrigues, no cargo de Vogal Executivo com o pelouro financeiro, Jorge Manuel da Silva Pinto, no cargo de Vogal Executivo proposto pelos municípios da área de influência da ULSAR, e José Filipe Fernandes Nunes, no cargo de Enfermeiro Diretor. Foi designada a Diretora Clínica para a área dos cuidados de saúde primários, Anabela Domingues Pires Ribeiro Martins que, entre 2018 e 2023, desempenhou funções como Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Almada Seixal.

Recorde-se que o Decreto-Lei n.º 102/2023, de 7 de novembro, procedeu à reestruturação das entidades públicas empresariais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da integração dos hospitais e centros hospitalares existentes com os Agrupamentos de Centros de Saúde, adotando para isso o modelo de organização e funcionamento em unidades locais de saúde (ULS), nos termos previstos no Estatuto do SNS. Trata-se de um modelo de gestão integrado da prestação de cuidados de saúde aos utentes, incorporando na mesma entidade pública empresarial duas dimensões jurídicas e organizativas, os cuidados de saúde hospitalares e cuidados de saúde primários.

Para a Presidente do Conselho de Administração da ULSAR, Teresa Carneiro, “este é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a realizar junto da comunidade, sempre em estreita articulação com os profissionais que diariamente trabalham em prol dos utentes; mas reveste-se de uma grande responsabilidade pelo desafio que temos pela frente, uma vez que se trata de um novo modelo de organização de cuidados, que junta na mesma Instituição os cuidados hospitalares e os cuidados de saúde primários; dois níveis de cuidados tão diferentes, mas que se complementam com o objetivo último de prestar os melhores cuidados à comunidade que servimos. Juntos cuidamos!”.