stop infecao2 quadros1stop infecao2 quadros2stop infecao2 quadros3

A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) dá continuidade a mais uma fase de implementação do Projeto Stop Infeção Hospitalar 2.0. Ao longo do mês de janeiro foram entregues aos serviços participantes (UCI, Medicina Interna, Cirurgia Geral, Ortopedia e Bloco Operatório) quadros de monitorização do cumprimento das medidas preventivas de infeção e de implementação de iniciativas de melhoria, que irão garantir o cumprimento dos objetivos.

A entrega dos quadros foi acompanhada pelo Conselho de Administração da ULSAR e pela equipa afeta ao projeto. Para o Dr. Paulo André Fernandes, Coordenador da Unidade Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (UL-PPCIRA) é de destacar “o caráter multiprofissional das presenças, traduzindo a importância do empenhamento de todos para a efetiva prevenção da infeção”.

O Projeto Stop Infeção Hospitalar 2.0. é uma iniciativa nacional coordenada pelo Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e da Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) na Direção-Geral da Saúde, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Institute for Healthcare Improvement de Boston.

stop infecao4stop infecao5stop infecao6

O cumprimento do objetivo de prevenção da infeção hospitalar é condição essencial para a garantia da qualidade dos cuidados prestados às pessoas internadas. O Projeto Stop Infeção Hospitalar tem como objetivo reduzir em 50% o número das principais infeções hospitalares, ou seja, a pneumonia associada à intubação traqueal, a infeção da corrente sanguínea relacionada com o cateter venoso central, a infeção urinária associada ao cateter vesical (algália) e a infeção do local cirúrgico, até ao final de 2025.

Recorde-se que na ULSAR este projeto está a ser desenvolvido numa dupla vertente: a prevenção das infeções e o apoio aos novos hospitais participantes, numa ação de mentoria, devido aos resultados alcançados na primeira fase do Stop Infeção.