encontro diabetes ped1encontro diabetes ped2encontro diabetes ped3

A equipa da Diabetes Pediátrica da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) promoveu, no dia 7 de fevereiro, o I Encontro da Diabetes Pediátrica da ULSAR, que teve como tema “Diabetes Mellitus Tipo 1: de onde viemos, onde estamos e para onde vamos”. O encontro destinou-se a profissionais de saúde da ULSAR com interesse/intervenção da Diabetes Mellitus tipo 1.

Este encontro surgiu com a necessidade de acompanhar o avanço tecnológico na área da diabetes, em particular com o início da utilização de sistemas integrados de insulina. Esta forma de terapêutica é composta por 3 componentes: o sistema de perfusão subcutânea contínua de insulina (SPSCI), o sistema de monitorização contínua da glicose e um algoritmo que recebe e processa a informação da monitorização, informando o SPSCI qual a dose de insulina a administrar. Estes avanços exigem grandes desafios às equipas, com necessidade de atualização frequente.

Ao longo da manhã foram abordados vários temas, como a evolução no tratamento da Diabetes Mellitus Tipo 1, os sistemas integrados de insulina, novidades no tratamento da hipoglicémia e o futuro desta patologia.

A Equipa da Diabetes Pediátrica desenvolve a sua atividade na Consulta de Pediatria desde 2008, dando apoio às crianças e adolescentes em internamento e na urgência. Em 2023 o Serviço de Pediatria realizou na área da Diabetes 562 consultas médicas e 409 de enfermagem.