Tendo como preocupação a necessidade de garantir a prestação de cuidados de saúde em segurança à nossa população e o reforço da resposta aos doentes que aguardam a realização de consultas externas, a partir do dia 26 de fevereiro o Serviço de Cardiologia da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) concentrará a sua atividade em ambulatório, ou seja, consultas externas, exames especiais de cardiologia e implantação de pacemakers, bem como consultoria interna às restantes especialidades.

Esta reorganização pretende adequar a disponibilidade de horas médicas nesta área de especialidade, às necessidades dos doentes que o Serviço de Cardiologia acompanha. Apesar de todos os esforços desenvolvidos no sentido de reforçar a equipa médica, atualmente não é possível assegurar, cumulativamente, a atividade assistencial na área do internamento/urgência. Situação que se continuará a tentar reverter.

Naturalmente que a prestação de cuidados de saúde nesta área de especialidade continuará a ser assegurada aos utentes, nos termos da Rede de Referenciação da especialidade de Cardiologia do Serviço Nacional de Saúde (SNS). As Redes de Referenciação constituem-se como um sistema de organização dos serviços que permitem assegurar relações de complementaridade e apoio técnico entre as diferentes instituições de saúde do SNS, garantindo o acesso de todos os doentes, de acordo com as suas necessidades específicas, devendo ser entendidas como um sistema integrado de prestação de cuidados de saúde, assente em princípios de racionalidade, complementaridade, apoio técnico e eficiência.

Desta forma, numa situação de urgência, os utentes devem contactar a Linha SNS24, através do número 808 24 24 24, por forma a garantir uma resposta adequada à sua situação de saúde.