expo violencia1expo violencia2expo violencia3

A Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) comemora o Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de março, com uma exposição sobre violência doméstica, chamando a atenção para este crime público, que atinge ainda maioritariamente mulheres.

Nesta exposição pode saber quais os tipos de violência que existem e um pouco mais sobre a realidade desta temática em Portugal e no Mundo. A título de exemplo, no nosso país, em 2023, 17 mulheres foram assassinadas pelos maridos ou companheiros e, por dia, 83 mulheres foram vítimas de violência doméstica. Cerca de 15% do total de mulheres observadas nos serviços de urgências vivem uma relação de maus tratos. Na ULSAR foram admitidos, em 2023, 199 casos de violência doméstica, sendo que 169 eram mulheres.

A violência é uma realidade e, mesmo que não esteja nesta situação, pode conhecer alguém que esteja. A EPVA dá alguns conselhos sobre o que fazer: recorra ao Hospital mesmo sem sinais externos de violência, pois vão dar-lhe todo o apoio necessário; apresente queixa junto das forças de segurança (PSP ou GNR) ou Ministério Público; conte a familiares ou amigos, não fique em silêncio; tenha preparada uma pequena mala ou saco (com roupa, documentos e medicamentos essenciais), caso tenha de sair de casa numa situação de emergência; tenha sempre um telemóvel consigo, caso precise de telefonar a alguém.

A EPVA tem como objetivo informar a população, bem como sensibilizar os profissionais de saúde para a igualdade de género e para a prevenção da violência ao longo do ciclo de vida. Prestam também apoio de consultadoria aos profissionais e equipas de saúde, no que respeita à sinalização, acompanhamento ou encaminhamento dos casos que surgem na Instituição. A violência é uma realidade, denuncie!