higiene oral1higiene oral4higiene oral2higiene oral3

O Núcleo de Higiene Oral da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) assegurou um total de 1.895 consultas, durante o ano de 2023. Para além dos grupos etários previstos no Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), este núcleo deu resposta a utentes referenciados pelos cuidados de saúde primários.

A equipa do Núcleo de Higiene Oral é composta por 6 higienistas orais que desenvolvem a sua atividade em consultório, nas unidades de cuidados de saúde primários, mas também junto da comunidade, na área de abrangência da ULSAR.

Em contexto comunitário, a equipa promove ações de promoção e educação para a saúde junto de vários grupos populacionais, que incluem temáticas como a prevenção das principais doenças orais.

Nas escolas são realizadas diversas atividades como a aplicação tópica de fluor através de bochecho no 1º ciclo, e de vernizes de fluor às crianças no pré-escolar. Incluem-se ainda os rastreios/triagens da população alvo, para posterior emissão dos documentos do PNPSO, que vão permitir o acesso desta população a cuidados de saúde oral preventivos e curativos, nas unidades de saúde e nos prestadores contratualizados.