dia dador1dia dador2dia dador3

3.540 foi o número de dadores que o Hospital de Nossa Senhora do Rosário, que integra a Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), registou durante o ano de 2023. Mais 535 do que no ano anterior. Este número reveste-se de especial importância no dia 27 de março, data em que se assinala o Dia Nacional do Dador de Sangue.

Para homenagear todos aqueles que contribuem com as suas dádivas para um bem maior, o Serviço de Imunohemoterapia da ULSAR realizou, na manhã do dia 27 de março, uma cerimónia para agradecer publicamente aos seus dadores, bem como apelar à continuidade da dádiva. Ao longo da manhã ouviram-se vários testemunhos de utentes; bem como foram homenageados cerca de 20 dadores, que connosco quiseram partilhar este momento. A sessão terminou com um momento musical preconizado por Renata Salvado, médica no Serviço de Imunohemoterapia, que encantou todos os presentes com a sua voz, seguindo-se um lanche.

dia dador4dia dador5dia dador6

Numa sessão emotiva, que juntou vários dadores e profissionais do Serviço de Imunohemoterapia, estiveram ainda presentes a Diretora Clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares e o Enfermeiro Diretor da ULSAR, Ana Teresa Xavier e José Filipe Nunes respetivamente; bem como os Presidentes das autarquias de Alcochete e do Barreiro, Fernando Pinto e Frederico Rosa respetivamente, que se quiseram também associar a esta celebração.

As dádivas de sangue podem ser feitas no Serviço de Imunohemoterapia, situado no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, nos dias úteis e no 2º e 4º sábado de cada mês, entre as 9h00 e as 12h00. Para ser dador de sangue, terá de ter idade compreendida entre os 18 e os 65 anos (até aos 60 anos se for uma primeira dádiva), ter hábitos de vida saudáveis e um peso igual ou superior a 50 quilos. Os homens podem dar sangue 4 vezes por ano e as mulheres 3 vezes por ano, com um intervalo mínimo de 2 meses entre as dádivas. Dar sangue, é salvar vidas. Esperamos por si!