A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) assinala hoje, 11 de abril, o seu 8º aniversário. A VMER, sediada no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, foi a 44º viatura existente no país. Iniciou a sua atividade às 00h00 do dia 11 de abril de 2016 e está integrada no Serviço de Urgência Médico Cirúrgica da ULSAR.

Desde a sua fundação, a VMER permitiu melhorar significativamente a qualidade dos cuidados de saúde oferecidos à comunidade. Isso permite que a ULSAR, fiel ao seu legado de excelência, amplie seu portfólio de serviços de alta qualidade para a população, desta vez focado no atendimento de doentes em estado crítico.

Com uma taxa de operacionalidade da equipa de 100%, durante o ano de 2023 a Viatura Médica de Emergência e Reanimação da ULSAR registou 2.014 ativações. A maior parte dos acionamentos esteve relacionado com situações de paragem cardiorrespiratória, dor torácica e alteração do estado de consciência. De registar, ainda, 48 ativações para partos ou trabalho de parto pela equipa da VMER só neste último ano de atividade.

A VMER é uma viatura com equipamento para Suporte Avançado de Vida, sendo tripulada por um médico e um enfermeiro. De acordo com o Coordenador da VMER, Pedro Batarda, “as VMER atuam na dependência direta do Centro Orientador de Doentes Urgentes (CODU) e têm como função chegar rapidamente junto da vítima crítica o mais precocemente, abordar, estabilizar e acompanhar até à instituição de saúde mais adequada ao tratamento final e definitivo, assegurando assim a manutenção dos cuidados do doente crítico até ao destino final”. Isto permite um ganho significativo na qualidade dos cuidados de saúde prestados ao doente critico através da antecipação de cuidados diferenciados.

A equipa da VMER desenvolve a sua atividade de forma contínua, 24horas/7 dias por semana, sendo atualmente constituída por 41 colaboradores (20 médicos e 21 enfermeiros). Serve diretamente a população de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo; e, sempre que necessário, outros concelhos.