noticia frater1noticia frater2

A Associação Clinica Frater, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, destinada a ajudar pessoas socioeconomicamente carenciadas na área da saúde, promoveu um Seminário com o tema “Diabetes - do Diagnóstico ao cuidar”, no passado dia 23 de março, na StartUp Barreiro. Um evento aberto à comunidade que contou com a presença de 70 pessoas.

Este Seminário foi organizado a propósito da comemoração do 20º aniversário da Associação Clinica Frater, tendo sido endereçado, pela Dra. Isabel Pinotes, o convite à Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD) da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) a estar presente.

A UCFD contou com a dinamização da Dra. Ana Paula Pona e foi representada pelos profissionais: Dra. Joana Ferreira, médica da ULSAR, que abordou o tema “O diagnóstico e tratamento da diabetes na atualidade” e pela Enf.ª Ana Rocha Coelho, Enfermeira da ULSAR, com o tema “O cuidar do doente diabético “. O programa contou com o Dr. Francisco Gouveia como moderador.

Houve ainda lugar para falar sobre “Diabetes Mellitus a dimensão do problema”, tema abordado pelo Dr. Mauro Oliveira, médico de Saúde Pública da ULSAR. Também o Dr. José Manuel Boa Vida, médico Diabetologista da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), abordou o tema “O papel da comunidade no apoio ao doente diabético”.

Este seminário inscreve-se nas múltiplas ações desta associação, que procura promover a literacia em saúde e a reflexão sobre temas atuais e transversais à comunidade.