SP Momento do abraço 2SP M.ContracetivosSP Foto Alimentação

O lanche dos afetos, como fazer escolhas alimentares saudáveis, quais os benefícios de brincar ou os efeitos da exposição aos écrans no sono são alguns dos temas que a Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho aborda na sua atividade regular junto da comunidade escolar da região.

No âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar, a Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio da ULSAR desenvolve, ao longo do ano letivo, um conjunto de iniciativas nos agrupamentos de escolas, estabelecimentos de educação e ensino, com impacto nas crianças, jovens, educadores, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação. As intervenções da equipa de saúde escolar têm como objetivo capacitar os diferentes grupos para comportamentos de vida saudáveis, potenciando o seu papel ativo na promoção da saúde.

Entre janeiro e março de 2024, a Saúde Pública atuou no Agrupamento de Escolas de Alcochete, no Agrupamento de Escolas do Montijo e na Escola Secundária Jorge Peixinho, com alunos e profissionais do pré-escolar ao secundário. Por entre os temas explorados estiveram a educação para a sexualidade, a saúde mental, os afetos, a importância da atividade física e os primeiros socorros.

Algumas das intervenções realizaram-se com o contributo dos parceiros da comunidade, entre os quais as câmaras municipais do Montijo e de Alcochete, a Junta Freguesia do Samouco, Seniores do Clube Viva + e do Programa Viver Mais com Saber, da Vila do Samouco.