Inserido no projecto de Acreditação da Joint Comission International, foi apresentado, no passado dia 14 de Outubro, o Plano de Emergência Interno (PEI) pela empresa ITSE MAP.


A elaboração do PEI passa por várias etapas, tais como: levantamento das condições de segurança; identificação dos factores de risco; elaboração do PEI; implementação do PEI e realização de exercícios de treino e evacuação (simulacro).

Uma das etapas deste processo está relacionada com o levantamento das situações de crise, como por exemplo, meios de intervenção insuficientes e/ou inadequados – extintores portáteis e rede de incêndios –, inexistência de meios de protecção, sistema automático de detecção de incêndios e desenfumagem das vias verticais. 

Para além disso, os responsáveis da empresa chamaram ainda a atenção para a inexistência/insuficiência de medidas globais de prevenção e protecção passiva - caminhos de evacuação adequados, sinalização de segurança e emergência e iluminação de Emergência -, inexistência de meios de alarme, plano de comunicações; inexistência de medidas de construção e compartimentação e organização da segurança.

Depois de identificados os factores de risco será elaborado um relatório com as recomendações necessárias, que serão categorizadas em 4 níveis de prioridades. 
Segue-se a elaboração do PEI, que deverá conter as seguintes informações: organogramas hierárquicos e funcionais do SSI nas situações normal e de emergência, entidades internas e externas a contactar em situação de emergência; plano de actuação e plano de evacuação.

Por fim, a implementação do PEI passa pela sua promulgação por parte do Conselho de Administração, acções de divulgação a todos os colaboradores, formação e treino – teórica e prática -, afixação das plantas de emergência, realização de simulacros e revisão e alteração do PEI (semestral/anual).