No âmbito da estratégia definida para os Sistemas de Informação, estão em curso vários projectos nos Serviços de Consulta Externa, Patologia Clínica, Farmácia, Aprovisionamento, Imagiologia, Serviço Social e Serviços Financeiros.

Na Consulta Externa e no Serviço de Patologia Clínica foi implementado um sistema de atendimento ao público, que pretende normalizar o fluxo de utentes nos guichés de atendimento. Para o efeito, este sistema “utiliza dispensadores de senhas contextualizadas por assuntos e prioridades de atendimento, informando os utentes sobre o tempo expectável de espera”, explica o Eng. Miguel Fonseca, dos Sistemas de Informação. 

Nos Serviços Farmacêuticos e de Aprovisionamento foi implementado um sistema que visa “uma gestão moderna nestas duas áreas, permitindo a constituição de armazéns avançados nos serviços, com pedidos de fornecimento automatizados”, elucida o responsável. 

No Serviço de Imagiologia foi implementado um sistema que suporta toda a actividade do serviço, fazendo a gestão completa da produção. “Este sistema deverá evoluir no sentido de se integrar numa base de dados de resultados de exames, disponibilizados de forma integrada com outros resultados pertinentes ao processo clínico”, sublinha o Eng. Miguel Fonseca. 

O Serviço Social dispõe agora de uma ferramenta que, para além da gestão da sua actividade, lhe permite responder às diferentes necessidades de informação estatística.

De salientar, ainda, a implementação de uma nova aplicação suportada no produto NAVISION, “que vai informatizar de forma integrada todas as actividades da Gestão Financeira, interligando-a com as outras aplicações de gestão, tais como as do Aprovisionamento e da Farmácia”, conclui o responsável.