A data de 11 de Fevereiro é desde há vários anos, por iniciativa do Papa João Paulo II, destinada ao “Dia Mundial do Doente”.

No Hospital de Nossa Senhora do Rosário, EPE, a celebração da Eucaristia foi presidida pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, e contou com a participação de cerca de 150 pessoas, nomeadamente doentes e familiares.

Das palavras proferidas pelo Bispo de Setúbal, é de realçar “o cuidado especial a ter com os doentes, especialmente os que sofrem de doenças psiquiátricas”. Depois de ter valorizado e exaltado o que de bom está a ser feito neste Hospital, exortou todos a “cuidarem do seu coração, a terem um coração novo e um espírito novo para melhor estarem ao serviço dos doentes!”.
Antes de iniciar a Eucaristia, o Bispo de Setúbal, amavelmente recebido e acompanhado pela Administradora Executiva, Eng.ª Izabel Pinto Monteiro, visitou os Serviços de Psiquiatria e Cardiologia, onde falou com os doentes e funcionários.

A Capelania, com os seus voluntários, entregou a cada doente e funcionário uma mensagem alusiva ao tema: “Promover a Saúde Mental, acolhendo a pessoa que sofre!”.

Além disso, como sinal de esperança e solidariedade, foram distribuídos cravos brancos e o Evangelho de São Marcos.

Capelão Constantino Alves

Diadoente002site