O Hospital de Nossa Senhora do Rosário, EPE celebrou, no passado mês de Fevereiro, protocolos com os Hospitais Garcia de Orta (Almada), São Bernardo (Setúbal) e Santarém, no âmbito da Radioterapia.

Assim sendo, para além dos doentes do Hospital do Barreiro, o Serviço de Radioterapia trata todos os doentes oncológicos, com indicação terapêutica para Radioterapia, enviados pelos Hospitais de Almada, Setúbal e Santarém.

Entre Junho de 2005, data de abertura desta nova valência, e Fevereiro de 2006, o Serviço de Radioterapia tratou 535 doentes e realizou 13 mil tratamentos. Actualmente a equipa, constituída por 2 médicos e 8 técnicos (3 dos quais em formação), trata 100 doentes por dia, entre as 8h00 e as 22h30.

O Serviço de Radioterapia dispõe de um acelerador linear e de um simulador com TAC incluída. Contudo, as instalações estão preparadas para a instalação de um segundo acelerador linear e de um equipamento de braquiterapia.

“Face ao aumento da procura e com a capacidade instalada totalmente aproveitada, o Conselho de Administração está a estudar as condições para a instalação de um segundo acelerador linear, duplicando assim a capacidade instalada”, frisa o Director do Serviço de Radioterapia, Dr. José Catita.

Com um investimento de 5 milhões de euros, o Serviço de Radioterapia do HNSR, EPE é o primeiro da rede pública a Sul do Tejo, permitindo a promoção da qualidade dos cuidados prestados ao nível das doenças do foro oncológico.

protocolo016site
Assinatura do protocolo com o Hospital Distrital de Santarém