


A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) dispõe de um novo equipamento para a realização de exames de gastrenterologia, num investimento de cerca de 279 mil euros. Trata-se de um Intensificador de Imagem (Fluoroscópio/Arco em C) e respetiva marquesa; equipamento adquirido pela Direção Executiva, enquanto incentivo financeiro aos estabelecimentos de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no âmbito do reforço e atualização das infraestruturas e equipamentos integrantes dos respetivos Serviços de Gastrenterologia.
No âmbito do Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Serviços de Gastrenterologia do SNS, surgiu em 2024 a oportunidade de reforçar a capacidade da ULSAR na área da Gastrenterologia. “Esta oportunidade é um contributo para que a ULSAR, no cumprimento da sua missão, acompanhe as mudanças demográficas e epidemiológicas, a inovação terapêutica e tecnológica e a tendência crescente de custos em saúde, dando assim melhor resposta na área da gastrenterologia”, destaca Catarina Lima Vieira, Responsável da Unidade de Gastrenterologia.
A aquisição deste equipamento, que se prevê entrar em funcionamento já no próximo mês de maio, permitirá realizar internamente exames de importância diagnóstica e terapêutica, sobretudo as CPRE, que atualmente estão a ser feitas no exterior em entidades prestadoras.
“A fluoroscopia adequada e segura é também uma ferramenta para a resolução de soluções de continuidade do aparelho digestivo, onde a endoscopia tem avançado com marcado desenvolvimento técnico. De igual modo, é pilar fundamental para a resolução de obstruções do tubo digestivo, viabilizando resposta a áreas de oncologia, cirurgia e quadros clínicos da urgência”, explica a Responsável de Gastrenterologia, Catarina Lima Vieira.
A execução de atividades diferenciadas e de elevada performance assistencial no que respeita a exames com fluoroscopia, permitirá no futuro a rentabilização do equipamento através da internalização ou expansão da oferta de cuidados da Gastroenterologia na ULSAR.