


O Serviço de Radioterapia da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) assinala os seus 20 anos de existência no dia 16 de maio. Nestes 20 anos de atividade, o Serviço de Radioterapia, que está certificado desde 2009, realizou mais de 520 mil tratamentos, tratou mais de 35.500 doentes e realizou mais de 100 mil consultas.
O Serviço de Radioterapia iniciou a sua atividade em maio de 2005 dando resposta às necessidades de tratamentos dos doentes do foro oncológico, da área da Península de Setúbal, com indicação para radioterapia externa. Atualmente, continua a ser o único Serviço de Radioterapia existente na Península de Setúbal, dando resposta aos utentes da ULS Arco Ribeirinho, ULS Arrábida e ULS Almada Seixal; e ainda, à população servida pela ULS Estuário do Tejo, correspondendo a uma cobertura assistencial de mais de 1 milhão de habitantes.
Conta com 2 aceleradores lineares. O primeiro acelerador linear, foi substituído em 2021. Três anos depois, em 2024, foi substituído o segundo acelerador linear num investimento total de 4,5 milhões de euros. Em 2024 foi também substituído o equipamento de Tomografia Computorizada (TC), num valor de investimento de 760 mil euros.
De acordo com Inmaculada Maldonado, Diretora do Serviço de Radioterapia a renovação destes equipamentos permitiu “acompanhar a evolução tecnológica nos tratamentos de Radioterapia com um aumento do controlo local e diminuição dos efeitos adversos, trazendo uma melhoria na qualidade de vida dos doentes.” Destaca ainda que “estar a celebrar 20 anos deste serviço representa um orgulho pela dedicação e empenho de todos os profissionais que, apesar dos constrangimentos, contribuíram ao longo destes 20 anos na atividade e resultados obtidos neste percurso”.
O Serviço de Radioterapia é constituído por uma equipa multidisciplinar que, de acordo com as suas áreas de competência, atuam em conjunto de modo a administrar o tratamento de Radioterapia, assim como no controlo de qualidade do mesmo. Atualmente, a equipa é constituída por 4 Radioncologistas, 17 Técnicos Radioterapeutas, 6 Enfermeiros, 4 Assistentes Técnicos, 4 Assistentes Operacionais e 3 Físicos Médicos.