


As instalações do Serviço de Psiquiatria, na área do internamento, da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) estão a ser alvo de obras de requalificação, ao abrigo de uma candidatura ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
Com um valor de investimento total de mais de 2 milhões de euros, “será requalificado todo o internamento com intervenção nas áreas técnicas (águas, eletricidade, climatização) bem como nos espaços dedicados a utentes e a profissionais”, esclarece a Diretora do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, Gláucia Lima.
Com este projeto, a ULSAR prevê uma melhoria de resposta junto à comunidade, reforçando a capacidade do SNS para responder às mudanças demográficas e epidemiológicas do país, assegurando o acesso a serviços de saúde mental de qualidade e reduzindo o impacto das perturbações mentais. Esta intervenção contribuirá igualmente para promover a Saúde Mental das populações, pela diferenciação das respostas e humanização dos cuidados em Saúde Mental, permitindo um melhor acesso das comunidades, utentes e famílias.
“Esta será uma obra para a modernização do serviço e humanização do espaço, considerando as especificidades e necessidades da população com problemas de saúde mental, e sobretudo oferecendo maior dignidade no tratamento dos doentes, com foco na sua saúde e bem-estar emocional”, destaca Gláucia Lima.
“Mas será também uma mais valia para os técnicos que trabalham com os doentes, em alinhamento com as orientações da nova lei de saúde mental”, conclui.
O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAR é composto por uma equipa multidisciplinar de mais de 90 profissionais, integrando Psiquiatras, Pedopsiquiatras, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional, Enfermeiros, Assistente Social, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais. Em 2024 realizou 13.822 consultas de psiquiatria, 3.066 consultas de Psiquiatria da Infância e Adolescência e 1.636 consultas de enfermagem. A esta atividade junta-se 7.430 sessões de Hospital de Dia de Psiquiatria e 922 de Psiquiatria da Infância e Adolescência. O Serviço registou ainda 372 internamentos.
