Há 7 anos que as crianças internadas no Serviço de Pediatria do HNSR, EPE recebem, uma vez por mês, a visita de um animador. Trata-se do projecto “Saúde Brincando”, promovido pelo Rotary Club do Barreiro, que no passado mês de Março comemorou mais um aniversário. Magias, brincadeiras com balões, bolinhas de sabão e fantoches são apenas algumas das iniciativas desenvolvidas junto das crianças internadas.

“Este projecto tem como objectivo proporcionar às crianças um dia diferente todos os meses, através de actividades de animação propostas e realizadas por um animador, em conjunto com as educadoras, as crianças e os seus familiares”, explicam as Educadoras Maria João Félix e Lucinda Mateus. E acrescentam: “Estas iniciativas ajudam a sensibilizar os profissionais de Saúde para a vertente mais humanizada e proporcionam às crianças e seus familiares a apreciação dos trabalhos realizados e a valorização dos mesmos, ajudando-os a ultrapassar os problemas emocionais subjacentes ao seu internamento”.

site2

Para a Directora do Serviço de Pediatria, Dra. Elisabete Gonçalves, “o sentimento de dedicação à criança e seu bem-estar, o propósito de intervir servindo os seus direitos e os seus interesses, o agir tratando as doenças, o brincar para educar ou simplesmente para “fazer sorrir”…, tudo isto representa o que nos guia quando trabalhamos num serviço de Pediatria”, sublinha. Por isso, acredita, “o projecto Saúde Brincando, para além da reflexão que por si só suscita, tem contribuído para uma melhoria das condições de acolhimento proporcionadas a estas crianças, pois brincar no Hospital pode ser tão importante como tomar a medicação ou realizar exames clínicos”.

Também a Enfermeira-chefe do Serviço de Pediatria, Enf. Deolinda Marques, acredita que os “momentos lúdicos contribuem para o bem-estar da criança, minimizando os efeitos stressores da hospitalização. É a magia que lhes dá um toque de alegria e serenidade. Ao “palhaço” que proporciona esta fantasia às nossas crianças, deixamos uma mensagem de gratidão. Bem-haja”.

site3

Para João da Rosa, actor palhaço e mágico há 16 anos, este projecto visa “proporcionar um dia diferente, trazendo um pouco de cor e alegria não só aos meninos internados, mas também aos seus familiares”. E acrescenta: “Esta iniciativa é muito gratificante porque acredito que vivemos neste mundo não só para nós, mas também para os outros”.

De acordo com o Sr. Carlos Guinote, responsável pelo programa “Saúde Brincando”, esta iniciativa teve início há cerca de dez anos no Hospital D. Estefânia. “Uma vez que foi muito bem aceite pelas crianças, pais e profissionais, sentimos necessidade de expandir este programa pelo país”, explica o responsável, acrescentando que “serão feitos todos os esforços no sentido de mantermos esta iniciativa no Hospital durante muitos anos”.