


Os Assistentes Operacionais dos Agrupamentos de escolas da Moita receberam formação de Primeiros Socorros em Meio Escolar, no mês de abril. As 10 sessões de formação decorreram em vários estabelecimentos de ensino do concelho e tiveram como objetivo capacitar 215 profissionais para responder de forma eficaz a ocorrências e situações de emergência em contexto escolar, como hemorragias, engasgamentos e desmaios.
A iniciativa foi promovida pela Equipa de Saúde Escolar da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), que habitualmente desenvolve atividades no concelho da Moita, em parceria com a Câmara Municipal da Moita e União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, e reflete a aposta na valorização e capacitação dos profissionais das comunidades educativas.
A formação reforçou a articulação com a equipa de Saúde Escolar na proteção e promoção da saúde das crianças e jovens, bem como na prevenção de doença e na manutenção de ambientes escolares seguros.
Para a equipa da ULSAR, os assistentes operacionais das escolas “desempenham um papel crucial no dia a dia, estando frequentemente entre os primeiros a prestar apoio direto aos alunos nos momentos em que muitas situações de risco tendem a ocorrer, como nos intervalos, nas refeições e nos recreios.” A formação “foi muito bem acolhida pelos participantes, que destacaram a importância de se sentirem mais preparados e confiantes para lidar com situações de saúde imprevistas no contexto escolar”.