expo fisioterapia25expo fisioterapia25 2expo fisioterapia25 3

A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) associa-se ao Dia Mundial da Fisioterapia, celebrado a 8 de setembro, através da realização de uma exposição elaborada pela World Physiotherapy e traduzida pela Ordem dos Fisioterapeutas.

Em 2025, a World Physiotherapy elegeu como temas centrais desta efeméride o “Envelhecimento Saudável” e a “Prevenção das Quedas”, destacando o papel da Fisioterapia na promoção da autonomia, no envelhecimento ativo e na redução do risco de quedas, sendo esta uma das principais causas de perda de independência e internamentos em pessoas idosas.

“Esta data representa uma oportunidade para reconhecer o contributo essencial da Fisioterapia na promoção da saúde, na funcionalidade e na qualidade de vida da população, em todas as fases da vida. É também um momento privilegiado para reforçar, junto da sociedade, o valor da profissão e o impacto positivo da intervenção dos Fisioterapeutas nas comunidades”, lê-se no site da Ordem dos Fisioterapeutas.

A Fisioterapia é o ramo da saúde que estuda, avalia, previne e trata os distúrbios do movimento decorrentes de alterações de órgãos e sistemas do corpo humano, em populações saudáveis e populações com diversas condições de saúde, crónicas ou agudas, ao longo de todo o ciclo de vida, incluindo condições de final vida. Na ULSAR existem 28 fisioterapeutas, que desenvolvem a sua atividade quer nos cuidados de saúde hospitalares, quer nos cuidados de saúde primários.

Esta exposição está patente na entrada principal do Hospital do Barreiro, até ao dia 15 de setembro.