sala escetamina psiquiatriaO Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) iniciou a utilização de escetamina no tratamento de doentes com depressão crónica resistente às terapêuticas convencionais. Atualmente, encontram-se cinco utentes em acompanhamento, tornando a ULSAR a única unidade da Península de Setúbal a disponibilizar esta abordagem inovadora.

De acordo com a diretora do Departamento, Gláucia Lima, “somos, neste momento, o 4.º serviço do Serviço Nacional de Saúde a iniciar a utilização da escetamina e o que acompanha o maior número de doentes até à data”. Para a responsável, “este tratamento representa uma mais valia para os nossos utentes, oferecendo uma nova opção terapêutica em situações em que já foram tentadas diversas alternativas, sem resultados eficazes.”

A escetamina é o primeiro fármaco antidepressivo aprovado pela Agência Europeia do Medicamento para o tratamento da Depressão Resistente. Administrado sob a forma de spray nasal, em associação com um antidepressivo oral e acompanhamento psicoterapêutico, o medicamento tem como objetivo a rápida redução dos sintomas depressivos, incluindo a ideação suicida. É administrado num espaço próprio, com o conforto adaptado aos utentes.

“É importante sublinhar que esta iniciativa pioneira só foi possível graças ao apoio da Comissão de Farmácia e Terapêutica, dos Serviços Farmacêuticos e do Conselho de Administração, que aprovaram e viabilizaram o projeto em benefício dos nossos utentes”, conclui Gláucia Lima.