


A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) dispõe de um novo equipamento de Radiologia Digital, instalado no Serviço de Urgência Geral, que foi adquirido ao abrigo de mais uma candidatura ao PRR. Com um valor de investimento de 350 mil euros, este equipamento vai substituir o atual equipamento existente no Serviço de Imagiologia, garantindo uma resposta mais diferenciada aos doentes do Serviço de Urgência Geral e Pediátrica. Já instalado, o equipamento aguarda agora o licenciamento para a prática pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
Atualmente, a resposta aos doentes provenientes do Serviço de Urgência Geral e Pediátrica, no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, são realizados pelo Serviço de Imagiologia em sala dedicada para esta atividade. O equipamento a funcionar na sala de Radiologia Convencional, com atividade dedicada aos pedidos provenientes do Serviço de Urgência, foi adquirido em 2001. Este novo equipamento de Radiologia Digital, instalado no Serviço de Urgência Geral, permitirá dar uma resposta mais rápida e de proximidade aos doentes, que já não terão de se deslocar ao Serviço de Imagiologia para realizar exames.
O PRR é um programa de âmbito nacional, com um período de execução até 2026, que vai implementar um conjunto de reformas e de investimentos destinados a impulsionar o país no caminho da retoma, do crescimento económico sustentado e da convergência com a Europa ao longo da próxima década, tendo como orientação um conceito de sustentabilidade inspirado nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Com um valor de investimento total de 3 milhões e 800 mil euros, esta candidatura ao PRR prevê a modernização e renovação de diversos equipamentos médicos, equipamentos informáticos e equipamento básico. A realização de investimento na aquisição destes equipamentos é fundamental para garantir que a ULSAR possa oferecer serviços de saúde eficazes e de alta qualidade, alinhados com os padrões atuais em termos de acessibilidade e qualidade assistencial, assim como a atualização das infraestruturas que integram soluções de digitalização e eficiência energética, reafirmando o compromisso com a modernização da rede hospitalar, contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços de saúde e a correção de assimetrias locais.
