No dia 3 de dezembro fez 20 anos que iniciei funções no Hospital do Barreiro, atualmente ULSAR.Trabalho na área da Gestão de Compras e Logística, como Diretora do Serviço de Aprovisionamento, que agrega estas duas áreas de Gestão, responsável por um orçamento de cerca de 50 milhões de euros. A minha atividade diária é significativamente ativa, como se compreende pela responsabilidade da nossa Função, de garantir o fornecimento atempado de todos e quaisquer bens e serviços necessários ao funcionamento desta entidade, que já conta com 100 clientes internos distribuídos por 2 hospitais e por vários centros de saúde com uma distância limite de distribuição até cerca de 60km.
Nos 2 últimos anos, acumulo também a área dos investimentos e projetos, que incluem as candidaturas a Fundos comunitários e todo o seu acompanhamento.
Quero acreditar, que contribuo com o máximo envolvimento e dedicação, para todos os dias, tanto eu como a equipa que lidero, fazermos um trabalho melhor, com o rigor que se impõe e cuidado na gestão dos bens públicos e combate ao desperdício. Nesta função, a estratégia assenta num bom Planeamento e adequada comunicação, pois a dimensão jurídica das compras públicas não poderá anular a dimensão técnica e comercial da função, que é absolutamente absorvente, asfixiante mesmo, tendo como desafio o rigoroso cumprimento da lei e a garantia de aquisição pelo melhor custo benefício.
Na área da Logística temos conseguido cumprir o desafio de prever a procura e coordenar os níveis de stock para garantir disponibilidade suficiente, minimizando os custos associados, com a otimização de calendários de reposição, otimização das rotas aliados às melhores práticas de registos e controlo e a adequada identificação e mitigação dos potenciais riscos nesta cadeia continua de abastecimentos de elevado valor financeiro envolvido.
A comunicação dentro da equipa e com os clientes é estratégica para o sucesso, até porque trabalhamos numa organização com uma elevada multidisciplinariedade de categorias profissionais, o que torna esta tarefa ainda mais desafiante.
Por último a Atitude na procura da melhoria continua. Desde 2009 que conseguimos a Certificação, à data o primeiro Serviço de Aprovisionamento em Portugal a atingir este reconhecimento e por isso para nós a Qualidade já está no ADN da equipa.
Pessoalmente, e enquanto Gestora, o meu maior desafio é todos os dias encontrar caminho para a motivação da equipa mantendo-me eu própria como sua Líder, isto porque 20 anos numa organização é tempo a mais, e continuar a ser ouvida e levar o grupo no caminho em que acredito que se deve caminhar, não é fácil...
Para isso temos trabalhado, implementando os modelos logísticos que nos parecem mais otimizados e assentes nas melhores práticas de gestão, criando armazém periféricos, calendarizações otimizadas de reposição de material, eliminação o papel e criando todos os registos on line e em plataformas informáticas, com definição de níveis e seu acompanhamento, inclusive através de realização de auditorias.
Para mim, trabalhar no SNS é claramente Dedicação, pois acredito que o SNS é uma organização de uma grandeza única, uma organização do mais complexo que existe e onde se produzem resultados incríveis, onde o produto final muda e garante a Vida. Na área onde a minha exerço a minha atividade profissional, sobretudo no Procurement, nenhuma outra empresa tem complexidade igual, trabalhamos com uma variedade de mercados enorme, e isso implica um crescimento constante, um aprender diário para o conhecimento dos mesmos e o adequado desenho dos contratos que celebramos. O desafio é gigante e a melhoria continua é uma variável sempre presente. Para mim e para a minha fantástica equipa, a diferença faz-se pela Atitude de Empenho e Responsabilidade que todos os dias temos que ter no trabalho que realizamos, querer crescer, ser os melhores no que fazemos.
Vanessa Ramos Paulino, Serviço de Aprovisionamento
