palestra inteligencia artificialpalestra inteligencia artificial2palestra inteligencia artificial3

No dia 10 de dezembro, o Auditório do Hospital de Nossa Senhora do Rosário recebeu uma palestra com o tema “Inteligência Artificial em Saúde: Desafios Éticos”, realizada por Hortense Cotrim, doutorada em Enfermagem e Bioética e docente na Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, da Universidade Católica de Lisboa.

Para Filomena Sanches, Enfermeira da Unidade de Cuidados Intensivos da ULSAR e promotora do evento, “a Inteligência Artificial (IA) está a transformar a área da saúde, trazendo oportunidades para melhorar diagnósticos, apoiar decisões clínicas e otimizar recursos. No entanto, esta evolução tecnológica levanta questões éticas que não podem ser ignoradas”. Desta forma, promover um evento como este pretendeu “refletir sobre o impacto da Inteligência Artificial na prestação de cuidados de saúde”, acrescenta.

Foram abordadas diferentes questões como:
- Privacidade e proteção de dados clínicos: Garantir a segurança das informações clínicas e definir quem tem acesso aos dados.
- Transparência e explicabilidade dos algoritmos: as decisões baseadas em IA devem ser compreensíveis para todos, devendo os profissionais de saúde ter formação na área.
- Responsabilidade nas decisões automatizadas: definir quem responde pelos erros ou decisões automatizadas.
- Equidade no acesso às tecnologias: evitar desigualdades no acesso à tecnologia.

A discussão reforçou a importância de integrar a inovação tecnológica com princípios éticos, garantindo que os avanços beneficiem doentes e profissionais de forma segura e responsável.