O Voluntariado da Liga dos Amigos do Hospital Distrital do Barreiro (LAHDB) comemorou, no passado dia 1 de Dezembro, 20 anos.

“Nos finais da década de oitenta, um grupo de sonhadores, gente idónea e generosa, tinha um sonho colectivo: a fundação do Voluntariado do Hospital de Nossa Senhora do Rosário”, recorda o Presidente da Direcção da LAHDB, Vítor Munhão, acrescentando que esse sonho ganhou “corpo e vida” em 1 de Dezembro de 1986, dia em que nasceu o movimento “ao qual tanto nos orgulhamos de pertencer”.

“Nos dias que correm, face aos inúmeros desafios com os quais somos frequentemente confrontados, temos o dever e a obrigação de assegurar o seu futuro”, frisa o responsável, acrescentando que “tudo temos feito para sermos dignos dos seus fundadores e merecermos a sua confiança e o respeito do nosso público-alvo, que são os doentes/utentes do Hospital de Nossa Senhora do Rosário”.

padreNo âmbito do aniversário, e coincidindo com o Dia Mundial do Voluntariado, realizou-se uma acção de formação no auditório desta instituição que contou com a presença do Padre Feytor Pinto.“É importante humanizarmos os Hospitais, através dos cuidados, dos equipamentos, das estruturas, dos espaços e das relações. Os voluntários tem um papel importante na humanização das relações”, disse o Padre Feytor Pinto, acrescentando que “o voluntário no Hospital é a presença viva do amor verdadeiro”.