Decorreu, no passado dia 27 de Novembro, uma sessão de divulgação do Manual da Qualidade do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, EPE. Nesta sessão, que contou com a presença do Conselho de Administração, foi entregue um exemplar do mesmo a cada Serviço.

O Manual da Qualidade é constituído, de acordo com o sistema documental aprovado pelo Hospital, por políticas, procedimentos gerais, procedimentos sectoriais e registos, que enquadram a actuação dos profissionais em relação aos temas tratados.

As políticas definem as grandes linhas de orientação, estabelecem as estratégias e enquadram os procedimentos gerais.

Os procedimentos gerais definem procedimentos de aplicação geral dentro do hospital, sendo transversais a toda a organização.

Os procedimentos sectoriais especificam quem faz o quê, quando e como a nível dos serviços, só são aplicáveis a determinado Serviço; e são elaborados e aprovados pelo Serviço que implementa o procedimento.

Os registos constituem evidência do cumprimento dos procedimentos da qualidade e são recolhidos e registados em suporte aprovado pelo Serviço/Sector/Unidade que implementa o procedimento.

profissionais
Em termos gerais o cronograma de actividades previsto para 2007 será o seguinte:

1º Trimestre:
- Segunda Visita da Joint Commission International, em data a confirmar;
- Implementação dos documentos;
- Grupos de melhoria contínua (indicadores, processos).

2º Trimestre:
- Divulgação da restante documentação;
- Elaboração de novos documentos.

3º Trimestre:
- Auditoria à implementação dos procedimentos e politicas divulgados e implementados;
- Implementação de melhorias e correcção de processo.

4º Trimestre:
- Implementação de melhorias e correcção de processos.

Nesta fase o Hospital vai proceder à implementação dos documentos aprovados com as eventuais alterações de procedimentos que daí possam decorrer. O que se pretende assegurar é a uniformidade dos processos e a melhoria da qualidade e da segurança do doente.

Gestora da Qualidade
Dra. Isabel Tabuada