


Uma caminhada, três concelhos foi o ponto de partida para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro, que se comemora a 12 de maio. No dia em que se assinalou a efeméride, o Núcleo de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Comunitária da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) organizou uma caminhada e outras atividades, que uniram cerca de 360 pessoas entre profissionais de saúde, representantes das autarquias, comunidade escolar, comunidade sénior e utentes da ULSAR, nos concelhos do Barreiro, Moita e Montijo.
O Parque da Cidade do Barreiro, o Parque Zeca Afonso na Moita e o Jardim da USF Afonsoeiro no Montijo receberam caminhadas, aulas de movimento, jogos e atividades diversas para uma manhã dedicada à atividade física.
A iniciativa pretendeu também assinalar o Mês do Coração, sensibilizando a população para a importância da prática regular de atividade física como fator protetor da saúde cardiovascular e promotora de estilos de vida saudáveis. Para a organização “esta atividade constitui um momento de proximidade com a comunidade, reforçando a literacia em saúde e incentivando a adoção de comportamentos promotores de bem-estar físico e mental”.
A concretização desta atividade só foi possível com a colaboração dos parceiros da comunidade, a quem a ULSAR agradece a disponibilidade: Câmaras Municipais do Barreiro, Moita e Montijo; Junta de Freguesia do Afonsoeiro; GNR do Montijo; Agrupamento da Escola Poeta Joaquim Serra, Agrupamento dos Casquilhos e Agrupamento de Santo André; Academia Sénior de Pegões, Canha, Alto do Estanqueiro e Atalaia, Sarilhos Grandes; Atelier Sénior do Montijo; Universidade Sénior do Barreiro, Montijo e Moita.
