O Hospital de Nossa Senhora do Rosário, EPE realizou, no passado dia 17 de Março, a primeira colheita de órgãos para transplante.

Confirmada a situação de morte cerebral do doente foi contactado o Gabinete de Coordenação de Colheitas de Órgãos e Transplantação do Hospital de São José, que enviou ao HNSR uma equipa constituída por dois cirurgiões, um anestesista e dois enfermeiros, afim de procederem à recolha do fígado e rins.

Em Portugal é dador multiorgânico qualquer doente que esteja em situação clínica de morte cerebral, desde que não seja portador de doença neoplásica com potencial metastático ou infecciosa, seja cidadão nacional ou estrangeiro residente em Portugal e não esteja inscrito no Registo Nacional de Não Dadores. Apesar de não ser obrigatório por lei, o Gabinete de Coordenação de Colheitas de Órgãos e Transplantação do Hospital de São José aconselha os Hospitais a pedirem autorização às famílias para a colheita de órgãos.

Para o Responsável da Unidade de Cuidados Intensivos, Dr. José Clemente, “é importante que os nossos profissionais estejam alertados para esta situação porque estes doentes existem e são potenciais dadores de órgãos o que se traduzirá numa mais valia evidente para outros doentes”. E acrescenta: “Queremos ser um Hospital moderno por isso esta vertente tem de existir, para além disso enquanto profissionais de saúde é nossa obrigação acompanhar esta evolução”.