


O Serviço de Radioterapia promoveu, no dia 28 de maio, um evento com o tema “Saúde Feminina”, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar feminino, proporcionando momentos de pausa, relaxamento e valorização pessoal, bem como sensibilizar para a importância do autocuidado, da saúde mental e do equilíbrio entre corpo e mente.
Durante a iniciativa, foi dinamizada uma sessão de yoga orientada por Inês Vieira, do espaço SAMADHI, que permitiu trabalhar a respiração, a flexibilidade e o relaxamento, proporcionando às momentos de serenidade, tranquilidade e conexão interior. Realizou-se ainda uma sessão de automassagem, conduzida pela Enfermeira Tânia Vitoriano, onde foram partilhadas técnicas simples de relaxamento e alívio de tensões musculares, promovendo uma maior consciência corporal, conforto e bem-estar físico e emocional.
Para a equipa do Serviço de Radioterapia, a promoção de iniciativas desta natureza revela-se “de extrema importância, uma vez que contribui para o fortalecimento da autoestima, para a redução do stress e da ansiedade e para a melhoria da qualidade de vida das mulheres”. No caso específico dos profissionais de saúde, “estas atividades assumem um papel particularmente relevante na prevenção do desgaste físico e emocional associado às exigências da prática profissional, promovendo momentos de autocuidado, equilíbrio e bem-estar”, acrescentam.
Esta sessão contou com a participação de um grupo de mulheres constituído por profissionais da ULSAR e utentes, que aderiram de forma muito positiva.
