Em 2007 o Serviço de Urgência Geral do HNSR EPE observou cerca de 86 mil doentes.

Recorde-se que as Urgências Hospitalares existem para o atendimento rápido das situações de risco para a saúde, pelo que quanto mais grave é a situação clínica dos doentes mais rapidamente devem ser atendidos. Por essa razão foi adoptada, em Novembro de 2006, a Triagem de Manchester, passando os doentes a serem observados de acordo com a sua situação clínica e não por ordem de chegada.

Com esta triagem, os utentes são observados e classificados com uma cor (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e branco), cada uma representando a prioridade clínica com que devem ser atendidos (emergente, muito urgente, urgente, pouco urgente, não urgente e sem critério) e o respectivo tempo alvo recomendado até observação médica.

Dos utentes atendidos em 2007, mais de 50% receberam a pulseira verde, azul ou branca o que significa que eram situações “pouco urgentes”, “não urgentes” e, mesmo, “sem critério”. De acordo com o Director do Serviço de Urgência Geral, Dr. José Clemente, “pelo menos dois terços destes doentes não necessitavam de recorrer à Urgência Hospitalar. Acredito que a maioria teria resolvido o seu problema de Saúde junto do seu médico de família”.

Para evitar deslocações desnecessárias ao Hospital, o Director do Serviço de Urgência Geral aconselha os utentes a ligar para a linha “Saúde24”, através do número 808 24 24 24, onde profissionais de Saúde qualificados e formados darão os melhores conselhos sobre a forma de lidar com a situação, seja ajudando o doente a resolver o problema por si mesmo, seja encaminhando-o para o serviço de Saúde mais adequado.