Hospital reduz 51 mil euros em consumo de material clínico em apenas 5 meses

Desde o início do mês de Março, todos os Serviços Clínicos do HNSR EPE dispõem do novo sistema de reposição de materiais, designado por “KANBAN VIRTUAL”. Este sistema está inserido no Projecto Integrado de Logística Hospitalar, que teve início em Agosto de 2007.

Através deste sistema, que é inovador pois só foi adoptado por dois Hospitais do Serviço Nacional de Saúde, os 25 Serviços Clínicos do HNSR EPE dispõem de um PDA (terminal móvel) que permite fazer o registo on-line de todos os produtos consumidos.

O sistema garante a existência de um inventário permanente, actualizado on-line, cuja informação é recebida no Armazém. Desta forma, é o próprio sistema que faz os alertas da quantidade de material a repor nos Serviços, face aos níveis acordados.
Com este modelo de reposição, e da tecnologia inerente, foi possível reduzir os stocks existentes nos Serviços Clínicos, bem como no Armazém Geral, rentabilizar os recursos humanos e materiais, e garantir a manutenção do inventário permanente dos materiais existentes. Permite, ainda, fazer o controlo efectivo dos prazos de validade dos bens, evitando desperdícios.

“Em termos económicos o resultado é extremamente positivo”, sublinha a Directora do Serviço de Aprovisionamento, Dra. Vanessa Paulino, acrescentando que “em apenas 5 meses, entre 1 de Outubro de 2007 e 29 de Fevereiro de 2008, registámos uma redução de consumos na ordem dos 51 mil euros, comparativamente com o período homólogo. Esta redução corresponde a ¼ do investimento total realizado pelo Hospital com este projecto”.