Projecto pioneiro no âmbito do Serviço Nacional de Saúde

Consciente e sensível às questões ambientais, o HNSR EPE instalou, este mês, 9 mini-ecopontos em várias zonas públicas, naquele que é um projecto inovador em instituições do Serviço Nacional de Saúde.

Graças ao grande empenho na melhoria contínua da qualidade dos cuidados de saúde prestados pelo HNSR EPE, no que concerne à gestão de resíduos hospitalares, os Serviços Hoteleiros dão início a uma nova etapa neste processo, através da implementação destes mini-ecopontos em áreas públicas, nos vários pisos do Hospital.

Consideramos fundamental fomentar, junto da população que servimos, uma estratégia de comunicação e educação que, por um lado, actue no sentido de os informar sobre a triagem e, por outro, tenha a capacidade de sensibilizar para uma correcta participação no processo de reciclagem.

Aquilo a que vulgarmente chamamos de “lixo” é, muitas das vezes, um recurso precioso para a nossa sobrevivência, num planeta onde as condições ambientais, higiénicas, de saúde e de riqueza se determinam a grande velocidade.

Actualmente, quase tudo, em matéria de embalagens, pode ser reciclado: plástico, metal, papel/cartão e vidro.

É fundamental, por isso, obter grande empenho e colaboração de todos, profissionais e população em geral, para a separação dos resíduos, para que estes possam ser reciclados.