No passado mês de Abril decorreu, no Auditório do HNSR EPE, uma sessão de divulgação e informação sobre o projecto dos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem, pelo Grupo Dinamizador Institucional.

Este projecto surgiu no Hospital em 2007, após assinatura de protocolo entre esta Instituição e a Ordem dos Enfermeiros, que firmou o compromisso de divulgação e disseminação, em cascata por todos os enfermeiros, do enquadramento conceptual e enunciados descritivos da excelência da prática dos enfermeiros.

Face ao trabalho desenvolvido pelo Grupo, e por todos os enfermeiros envolvidos em projectos de melhoria contínua da qualidade na prestação dos cuidados de enfermagem nesta Instituição, o Hospital de Sant’Ana, na Parede, solicitou uma visita ao HNSR EPE para partilha de experiência da metodologia de desenvolvimento dos vários projectos implementados.

A Enfermeira-Directora do HNSR EPE, Enf.ª Helena Almeida, e o Grupo Institucional dos Padrões de Qualidade, constituído pela Enf.ª Ana Lopes (Pneumologia e Oncologia), Enf. Domingos Malato (Psiquiatria), Enf.ª Filomena Sanches (Núcleo de Formação e Investigação em Enfermagem) e Enf.ª Raquel Batista (Neonatologia) partilharam com os dez enfermeiros do Hospital de Sant’Ana e com a sua Enfermeira-Directora os projectos que dinamizam nesta Instituição.

Após acolhimento pela Instituição e contextualização dos projectos, foi realizada uma visita aos Serviços de Medicina Interna, Pneumologia e Oncologia, onde os enfermeiros do Hospital de Sant’Ana puderam observar a monitorização, registos efectuados pelos enfermeiros dos serviços e indicadores de qualidade, decorrentes dos projectos de qualidade desenvolvidos.

Participaram, também, nesta partilha de experiências a Enf.ª Etelvina Ferreira (Comissão de Controlo de Infecção Hospitalar), Luísa Rodrigues (Cardiologia), Mariana Chaves e Isabel Silva (Medicina Interna) que, em colaboração com a Enf.ª Ana Lopes e Enf.ª Filomena Sanches, apresentaram os projectos que
coordenam.

Os projectos desenvolvidos pelos enfermeiros do HNSR EPE em prol da melhoria contínua da qualidade dos cuidados e no âmbito dos enunciados descritivos da excelência da prática incluem:

- Avaliação e Registo Sistemático da Dor  (Promoção do bem-estar e autocuidado);

- Monitorização de Quedas (Prevenção de Complicações);

- Úlceras de Pressão (Prevenção de Complicações);

- Participação da Pessoa Significativa (Satisfação do Cliente);

- Articulação de Cuidados (Readaptação Funcional);

- Infecções Urinárias (Prevenção de Complicações);

- CIPE (Organização dos Cuidados de Enfermagem);

- Apoio à Mulher vítima de Violência Doméstica (promoção da Saúde).

A partilha de experiências e a prática reflexiva promovem indubitavelmente a excelência da prática da enfermagem. Constatar que o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros do HNSR EPE é pioneiro nalgumas áreas de intervenção e reconhecido por entidades externas é motivo de regozijo.

Núcleo de Formação e Investigação em Enfermagem
Enf.ª Filomena Sanches