O HNSR EPE realizou, no passado dia 19 de Dezembro, um simulacro com o objectivo de testar o Plano de Emergência Interno (PEI), já aprovado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O cenário criado foi o de um incêndio provocado por um curto-circuito, na sala de espera das Consultas Externas, tendo sido simulada a evacuação deste edifício, que movimenta diariamente centenas de pessoas. A título de curiosidade, decorreram 28 minutos desde a detecção do incêndio e simultânea activação do PEI até ao final do exercício.

Com este simulacro foi possível testar, com eficácia, a operacionalidade do Plano de Emergência Interno, os meios e as equipas de intervenção do Hospital, as técnicas de evacuação de doentes e profissionais, bem como a articulação com os meios externos de socorro.

simulacro4   simulacro3
Este exercício contou com a preciosa participação dos Bombeiros Voluntários do Barreiro (Corpo de Salvação Pública); da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Sul e Sueste, enquanto observadores; assim como da Autoridade Nacional de Protecção Civil e do Gabinete de Protecção Civil da Câmara Municipal do Barreiro. Contou, também, com o profissionalismo de todos os funcionários envolvidos e chamados a intervir no simulacro.

simulacro2
O balanço do exercício é positivo, existindo alguns aspectos que devem ser melhorados e para os quais a simulação foi determinante na sua identificação.

O Conselho de Administração do HNSR EPE tem vindo a apostar numa política de segurança e de prevenção, desenvolvendo, por isso, acções que se traduzem numa efectiva cultura de segurança. Continuará, por isso, a apostar na formação dos seus profissionais e no aperfeiçoamento do PEI, no sentido de ajudar o Hospital a dar resposta aos mais diversos tipos de catástrofe que podem ocorrer nos dias de hoje.