1º Serviço do SNS certificado pela Norma ISO 9001/2008

O Serviço de Aprovisionamento do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, EPE – Barreiro foi este mês certificado, através da norma ISO 9001/2008, sendo o primeiro Serviço de Aprovisionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a obter esta certificação.

Com a certificação do Sistema de Gestão do Serviço de Aprovisionamento, concluiu-se a 3.ª fase de um Projecto Integrado de Logística Hospitalar, que teve início em Agosto de 2007, com a beneficiação do seu armazém e com a reformulação do processo logístico, através do sistema E-KANBAN.

Este novo modelo de reposição e armazenamento de materiais originou eficiências ao nível dos consumos no material afecto ao projecto, registando uma redução de 11% no ano 2008, comparativamente com 2007, quando a média dos Hospitais do mesmo grupo registou aumentos de 5,3% e a média de todos os Hospitais do SNS aumentos de 3%.

Para a Directora do Serviço de Aprovisionamento, Dra. Vanessa Paulino, “cumpriu-se o desafio de uma equipa, que queria ser a primeira a obter esta certificação. Considero que foi determinante o envolvimento de todos os profissionais deste Serviço, bem como a sua orientação para os resultados. Temos que acreditar naquilo que fazemos e assumir dessa forma um compromisso com a melhoria contínua”.

O sucesso deste projecto, segundo a Dra. Vanessa Paulino, assenta numa estratégia bem definida e elevada colaboração e envolvimento dos nossos clientes internos. “Neste processo de mudança foi, ainda, fundamental o papel do Conselho de Administração, que garantiu a necessária legitimidade e apoio aos responsáveis pelo projecto”, afiança.

De acordo com a Directora do Serviço de Aprovisionamento do HNSR EPE, este Serviço tem como visão “fornecer melhor” e o seu lema é a “capacidade, motivação e atitude”. O Serviço deseja manter o seu nível de motivação e considera a atitude determinante da qualidade daquilo que faz.

“O nosso obrigado a todos os que connosco colaboraram e que, com o seu espírito crítico e igual desejo de eficácia e eficiência, contribuíram para tal resultado”, agradece a Dra. Vanessa Paulino.