O HNSR EPE procedeu à instalação de um sistema de videovigilância, tendo por base um plano integrado de segurança elaborado por uma empresa da especialidade.

A partir de hoje, a Instituição começa a fazer a recolha sistemática de imagens, recorrendo às cerca de 60 câmaras, instaladas em locais estratégicos devidamente estudados.

As câmaras ligadas todos dias, 24 horas por dia, permitirão vigiar os acessos ao edifício hospitalar e a circulação em determinados pontos considerados vulneráveis. No exterior, as câmaras periféricas são rotativas, têm zoom, permitindo a visualização dia e noite de toda a zona circundante ao Hospital.

Este sistema vai ao encontro do Despacho n.º 20730/2008, de 29 de Julho, da Ministra da Saúde, que, no seu ponto 1.3 e 1.4, determina que deverão "ser implementados sistemas de videovigilância que abranjam os acessos dos estabelecimentos hospitalares" e que estes deverão "dispor de monitorização contínua, centralizada, com gravação de imagem de alta definição".