Em 2008 o HNSR EPE atendeu 41 548 crianças na Urgência Pediátrica. Mais 2 703 do que em 2007. E mais 6 162 do que em 2006.

O número de crianças que recorre à Urgência Pediátrica do HNSR EPE tem vindo a aumentar ao longo dos anos, tal como acontece com a maioria das urgências pediátricas no país. Contudo, dentro destes números existe uma grande percentagem de “falsas urgências”, pois a maioria das crianças que diariamente recorre à urgência hospitalar tem uma patologia que é passível de ser bem resolvida no Centro de Saúde, pelo médico de família ou nos atendimentos complementares (urgência).

A vinda destas crianças à urgência hospitalar cria tempos de espera longos, o que pode originar algumas situações de agressividade entre pais e profissionais. Estas situações de conflito acabam por desgastar também os profissionais de saúde, podendo ter repercussões na capacidade de resposta às verdadeiras urgências ou emergências.

Por isso, aqui ficam alguns conselhos para os pais:

- Aconselhe-se com o seu médico assistente como agir em situação de doença aguda não grave e quando esta surge contacte-o;

- Se não for possível e considerar necessária uma observação médica, recorra ao Centro de Saúde onde a criança será devidamente atendida ou, em situações específicas e pontuais, encaminhada para a urgência hospitalar, neste caso já com critério de prioridade no atendimento; (veja em baixo os horários do atendimento complementar nos Centros de Saúde)

- Pode sempre ligar para a linha telefónica Saúde24, através do número 808 24 24 24, que funciona todos os dias, 24 horas por dia. Através desta linha, profissionais de saúde qualificados dar-lhe-ão toda a informação que precisa e, se necessário, irão encaminhá-lo para o serviço de saúde mais adequado, ou seja, para o Centro de Saúde ou para a Urgência Hospitalar. Neste caso também terá prioridade no atendimento;

- Recorra à Urgência Pediátrica apenas quando a situação clínica o justifique: traumatismo grave, convulsões, criança inconsciente ou dificuldade respiratória. Nunca para “consultas” que pode fazer no Centro de Saúde;

- A urgência hospitalar é um serviço de risco, pois na sala de espera podem estar crianças com qualquer tipo de doença, desde as infecções mais graves às situações mais banais e benignas, podendo provocar infecções cruzadas. Uma criança pode vir à Urgência Pediátrica por uma situação não grave e uns dias depois ficar verdadeiramente doente;

É preciso educar a população para que utilizem correctamente o Serviço de Urgência, evitando as “falsas urgências” que acontecem diariamente e que, pela longa espera, “atormentam” as crianças com situações de verdadeira urgência, os seus familiares e os profissionais de saúde. O objectivo não é restringir o acesso, mas sim o de educar a população para o uso correcto dos serviços de saúde.