O sistema electrónico de protecção de crianças funciona 24 horas por dia

No âmbito da política de protecção das crianças, que tem vindo a ser implementada no HNSR EPE, os meninos internados no Serviço de Pediatria receberam hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Criança, uma prenda muito especial.

Teve início o sistema electrónico de protecção de crianças, que consiste na aplicação duma pulseira electrónica no tornozelo ou punho da criança, permitindo detectar de forma automática todos os seus movimentos. Assim, se a criança se aproximar de uma zona não autorizada ou se for efectuada uma tentativa de retirar a pulseira, acidentalmente ou não, o sistema produz um alarme e procederá ao encerramento das portas de saída.

A vigilância é invisível, silenciosa e contínua (24 horas por dia), garantindo total protecção e tranquilidade à criança e aos pais, relativamente a tentativa de rapto ou saída não autorizada do Serviço.

O sistema escolhido pelo HNSR EPE baseia-se em electrónica de ponta, alta tecnologia e é o mais utilizado em todo o mundo, pois para além da sua fiabilidade é “amigo” da criança. A pulseira é pequena, leve e ergonómica.

O sistema electrónico de protecção de crianças, agora adoptado pelo Serviço de Pediatria, dá também resposta a um dos direitos da criança hospitalizada consagrado na Carta dos Direitos da Criança Hospitalizada: “O Hospital deve oferecer às crianças um ambiente que corresponda às suas necessidades físicas, afectivas e educacionais, quer no aspecto do equipamento, quer no do pessoal e da segurança”.

Para além desta medida, e por razões de segurança, é feito o controlo de acessos ao Serviço, através do registo diário de todas as visitas que aqui acorrem.

O sistema electrónico de protecção de crianças já está implementado no Serviço de Obstetrícia e Bloco de Partos, desde Outubro de 2007, e na Unidade de Neonatologia, desde Novembro de 2008, e o balanço é muito positivo.