O Serviço de Radioterapia do HNSR EPE foi certificado, no passado dia 25 de Agosto, através da norma NP EN ISO 9001:2008, pelas actividades de planeamento, administração e controlo de radioterapia externa em doentes do foro oncológico.

Com a certificação do sistema de gestão da qualidade, os colaboradores do Serviço comprometem-se a cumprir todos os requisitos legais, regulamentares e técnicos aplicáveis à actividade que desempenham, e a tentar melhorar continuamente o sistema de gestão da qualidade do serviço, visando aumentar a satisfação dos doentes, das instituições que os referenciam e dos profissionais que ali trabalham.

Nesse sentido, pretende-se minimizar a ocorrência de complicações associadas aos tratamentos, optimizar o tempo de permanência dos doentes no Serviço para os tratamentos diários, melhorar os circuitos com as instituições que referem doentes e garantir a actualização técnica dos nossos colaboradores.

Recorde-se que o Serviço de Radioterapia iniciou a sua actividade no dia 16 de Maio de 2005 e foi o primeiro serviço público a dispor desta terapêutica a sul do rio Tejo.

Foi inaugurado com um acelerador linear e um simulador, estando as instalações preparadas para receber mais um acelerador linear e um equipamento de braquiterapia, dispondo também de uma unidade de tomografia computorizada. Possui ainda apoio próprio de enfermagem.

Prevê-se que seja instalado o segundo acelerador linear no primeiro trimestre do próximo ano, para fazer face à procura crescente desta terapêutica, com a consequente adequação dos recursos humanos.

A sua localização na Península de Setúbal permite-lhe tratar, para além dos doentes referenciados pelo próprio Hospital, os doentes enviados pelo Hospital Garcia de Orta (Almada), Centro Hospitalar de Setúbal, Hospital Distrital de Santarém, Hospital de Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira) e Hospital Litoral Alentejano (Santiago do Cacém), entre outros.

Em 2005, ano da sua inauguração, foram tratados 405 doentes. A partir dessa altura, o Serviço iniciou um período de intensa actividade, tratando anualmente cerca de 900 doentes, a que corresponde aproximadamente 23 mil tratamentos.