O Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE, aprovado em Conselho de Ministros a 5 de Agosto, foi criado no passado dia 6 de Outubro, através do Decreto-lei n.º 280/2009, entrando em vigor no próximo dia 1 de Novembro.

Hmontijo site
A constituição do Centro Hospitalar não determina a redução de valências em nenhuma das duas unidades de saúde. Visa apenas potenciar o efeito da gestão comum de dois estabelecimentos hospitalares que se complementam em termos da resposta às necessidades de cuidados à população da sua área de influência.  Pretende-se, assim, obter a maximização dos recursos envolvidos, a redução dos custos de funcionamento, bem como ganhos de produtividade e de eficiência.

O Centro Hospitalar vai implicar a adaptação das estruturas dos serviços clínicos e de apoio, de acordo com as missões definidas para cada uma das duas unidades hospitalares.

Assim, na Unidade de Hospitalar do Montijo será criada uma nova unidade de Cirurgia do Ambulatório, que será partilhada por todas as especialidades cirúrgicas (Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Cirurgia Plástica, Urologia, Ginecologia, Ortopedia e Cirurgia Pediátrica), bem como Unidade de Cuidados Continuados, com Cuidados Paliativos e de Convalescença, o que implicará uma profunda alteração das actuais instalações e circuitos. Será também dinamizada a área de ambulatório, relativamente às consultas externas, como é já o exemplo das Consultas de Ortopedia e Oftalmologia.

A aprovação do Centro Hospitalar foi precedida de amplos estudos que decorreram nos dois hospitais, com constituição de grupos de trabalho, sejam para a área clínica, sejam para a área de suporte e de apoio. Foram elaborados modelos funcionais, que sustentaram o Plano de Negócios para o triénio 2009-2011, na base de todo o processo de decisão.